Mundodosnaturais.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: CATINGA-DE-MULATA

Nome popular CATINGA-DE-MULATA
Nome científico Tanacetum vulgare L.
Fotos ampliadas 1 | 2 | 3
Família Asteraceae
Sinonímia popular Tanaceto, tanásia
Propriedades terapêuticas Tônico aromático, anti-helmíntica, carminativa, antiespasmódica, colerética, estimulante de vísceras abdominais, inclusive útero.
Princípios ativos Esteróides, terpenóides, óleos voláteis com tuiona (tóxica), ácido cafêico
Indicações terapêuticas Regula o ciclo menstual, tonifica o útero
Informações complementares Outros nomes populares
Atanásia-das-boticas, erva-lombrigueira e tasneira (há outra planta, diferente desta, com este nome).
Descrição
É uma erva vivaz das Asteraceae/Compositae, tubifloras, geralmente com várias hastes em cada cepa, simples, roliças e angulosas. As folhas são ovaladas e a flor é um botão amarelado, plano ou pouco côncavo.
Princípios ativos (continuação)
Em sua composição química consta esteróides (B-sitosterol é o principal, campesterol, ccolesterol, estigmasterol e taraxasterol), terpenóides (principalmente amirinas, mas também lactonas sesquiterpênicas, incluindo arbusculina, tanacetina, germacreno e crispolídeo), óleos voláteis com tuiona (tóxica) e cânfora como componentes principais e ainda pireno, borneol, cineol, umbelona, sabineno e ácido cafêico.
Uso medicinal
É tônico aromático e amargo, e aromatizante natural (a planta é aromática) mas sua virtude maior é como anti-helmíntica, embora seja usada ainda como carminativa, antiespasmódica (Opdyke DLJ. Tansy oil. Food Cosmet Toxicol 1976; 14 : 869-71), colerética (pelo ácido cafêico) e estimulante de vísceras abdominais, inclusive útero.
Na medicina caseira é usada em pomada para prurido anal e seu decoto é escabicida. Há trabalhos afirmando que diminui lipídeos séricos, ajuda abaixar o quantum de açúcar sérico e tem atividade anticancerígena.
Dosagem indicada
Estudos dizem que regula o ciclo menstual e tonifica o útero. Nestes casos deve-se tomar infusão de 20g das flores em meio litro de água, duas xícaras por dia.
Toxicidade
Intoxicações podem acontecer pela presença de tuiona. Grávidas e nutrizes não a devem usar.
O sumo das folhas atrapalhou a coordenação motora de camundongos em teste feito por SANTANA, H. et ELISABETSKY, E. Estudos psicofarmacológicos de uma preparação Popular Reputada como Anticonvulsivante, apresentada no VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, p.53. 4 a 6 de Setembro, Manaus-AM, 1984.
Colaboração
Dr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR) - abril, 2004
Texto de seu livro "Fitoterapia para a Mulher".

Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook