Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: você sabia?




CURIOSIDADES

O nome científico da erva medicinal mil-em-ramas - Achillea millefolium - deriva do herói grego Aquiles, já que durante a Guerra de Tróia, ao que parece, era utilizada para tratar as feridas dos soldados .
2
Pesquisas arqueológicas constataram que o alho é usado há mais de 5.000 anos, havendo inclusive uma linha que o considera o tempero mais antigo usado pelo homem. A crendice popular, desde a Idade Média, acredita ser ele bom para afastar o diabo, lobisomem e vampiros.
3
A babosa é originária da África ocidental, onde era empregada como antídoto para flechas envenenadas. Os gregos e romanos já empregavam seu suco para tratamento de feridas.
4
O sabor característico do licor Benedictine se deve ao uso da angélica em sua composição.
5
A tanchagem era um dos ingredientes da feijoada feita pelos escravos no período colonial brasileiro.
6
O conhecimento e uso de quase todos os vegetais de origem indígena usados em nossa culinária e fitoterapia se deve aos escravos do período colonial. Foram eles que passaram a adotar a culinária indígena e suas ervas, pois os portugueses, donos de engenho, adotavam o regime alimentar usado em Portugal.
A maior parte das pessoas considera que o uso de chás não possuem contra-indicações. Isso está errado. O uso de chás de plantas devem, como os medicamentos alopáticos, seguir as prescrições, pois também possuem contra-indicações. Exemplo disso é a salsinha: quando consumida em grandes quantidades, torna-se tóxica.
A hortelã-pimenta é originária das regiões temperadas da Europa, do Japão e da China.
9
A Ginkgo Bilola é uma das plantas medicinais mais antiga que se tem conhecimento. É originária da China e foi introduzida na Europa no Séc. XVII como planta ornamental.
10
O uso excessivo de sete-sangrias pode causar diarréia e provocar quedas bruscas de pressão.
11 
 Os índios de certas tribos , quando iam para a luta, mastigavam sementes de guaraná, certos de que isso lhes daria energia de sobra para ganhar a guerra.
12
Citações sobre a losna foram encontradas num papiro egípcio de 3600 anos.
13
O zimbro era usado em rituais de purificação. Por suas características - planta semelhante ao pinheiro nórdico -, mas de pequena estatura e com frutos que variam de verde a azul-arroxeado e pelo costume de pendurar bolachas em seus galhos para os pássaros, deu origem à árvore de natal.
14
O linho é cultivado desde, ao menos, 5.000 A.C.
15
Entre os gregos, nas grandes festividades onde havia competição - olimpíadas, por exemplo - era colocada sobre a cabeça do vencedor uma coroa feita de galhos e folhas de louro. O costume passou, posteriormente, para os romanos. Deste costume originaram-se diversos vocábulos, como laurear, laurel, laureado e outros.
16
A alfavaca, originária da Índia, foi introduzida na Europa em tempos muito remotos. As tradições a ela associadas são diversas. Algumas culturas a associam ao ódio e à desgraça; outras a consideram símbolo do amor.
17
Um ramalhete de hortelã um pouco machucado e colocado perto do principal ponto de entrada de ar da cozinha   - janela, por exemplo - é uma ótimo repelente de moscas nos dias quentes.
18
A arruda, seca e pulverizada, é um ótimo repelente de pulgas de cães, quando colocada no local onde eles dormem. No entanto, não servem para os gatos.
19
Na crença popular brasileira, o alecrim e a arruda são usados para afastar mal-olhado.
20
O alecrim foi cultivado pela primeira vez na Europa por Phillipa de Hainault, esposa de Eduardo III, no séc. XIV.
21
A sálvia é tradicionalmente associada à longevidade, tendo fama de devolver a memória aos anciãos.
22
Originário do noroeste da China e do Tibet, o ruibarbo vem sendo empregado como planta medicinal há mais de 2.000 anos. Seu uso se estendeu gradualmente pela Índia, chegando à Europa por via terrestre, através da Ásia Menor,durante o Renascimento.
23
A ulmária sempre foi utilizada para aliviar dores e febres. Quando a Bayer produziu a fórmula de um produto similar ao salicilato extraído da planta - o acetilsalicilato -, reconheceu seu valor dando ao produto o nome de Aspirina, derivado do antigo nome botânico da ulmária, Spiraca ulmaria.
24
A laranja era um dos remédios preferidos dos médicos árabes na Idade Média. No Séc. XVI, uma princesa italiana - Ana Maria de Nerola - descobriu o azeite extraído de suas flores e o empregou como perfume. Hoje em dia o "o azeite de neroli", como passou a ser chamado, alcança preços proibitivos.
25
A agrimônia era foi o principal ingrediente da " água de arcabuz ", um remédio empregado no Séc.XV nos campos de batalha, para tratamentos dos ferimentos por armas de fogo.
26
Na época de Ramsés III, faraó do Egito, o cânhamo era usado para doenças dos olhos; hoje é indicado para o tratamento do glaucoma.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook